Sindcimento-DF
O sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Cimento, Cal e Gesso do Distrito Federal foi fundado em 26 de abril de 1989 por iniciativa do nobre companheiro e primeiro presidente da entidade, Senhor Joaquim Santana Moreira da Luz, nosso sempre conselheiro e orientador.
Naquela época a nossa categoria era representada pelo Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de Brasília, nosso coirmão. Foi esta entidade que nos deu todo o suporte, toda a orientação necessária para que pudéssemos dar andamento à nossa ideia de ter uma maior representatividade, de ter o nosso próprio sindicato.
Não que o nosso coirmão não nos representasse bem, mas desejávamos uma entidade mais próxima de nós trabalhadores e com Diretores dentro das empresas que representaríamos.
Com essa ideia definida o companheiro Santana, juntamente com mais alguns trabalhadores, deu andamento ao seu plano e com o apoio incondicional do nosso nobre advogado Dr. Jomar Alves Moreno, que cuidou de toda a parte jurídica do processo, fundou a nossa entidade. Daí surgiu o sindicato da categoria de Cimento, Cal e Gesso do Distrito Federal.
Inicialmente contamos, mais uma vez, com o nosso coirmão da Construção Civil que nos cedeu um dos seus escritórios, gratuitamente, para que a nossa entidade montasse o escritório funcional. Funcionamos na quadra central de Sobradinho por quase nove (9) anos.
Com muito trabalho e muita dedicação o nosso primeiro presidente fez da nossa entidade uma entidade de respeito perante as fábricas, perante os outros sindicatos de outros estados e principalmente perante a nossa categoria.
Lutando por melhorias e melhor estrutura para a nossa entidade o companheiro Santana, com a ajuda dos associados, adquiriu dois lotes no Setor de Mansões de Sobradinho com a intenção de fazer a nossa sede administrativa e social, onde haveria a parte de escritório, um salão de festas e uma quadra esportiva. Ideia pensada, mãos à obra para a sua concretização. Como somos um sindicato pequeno, nem toda a ideia trabalhada foi possível de ser colocada em prática. Porém, há coisas que acontecem para o bem, mesmo não sendo o que tínhamos pensado. Por falta de linha telefônica não foi possível trazer a parte de escritório para a nossa sede e o companheiro Santana a transformou em apartamentos para locação. Nem imaginava ele que esta atitude seria fundamental para a sobrevivência financeira da entidade.
Após dois mandatos à frente da entidade que fundou, o companheiro Santana passa a presidência para o Senhor Anasion Fontenele de Carvalho que cumpre o seu mandato mantendo a mesma responsabilidade e honestidade do presidente anterior. Nesse período conclui as obras da quadra esportiva e adquiri outro lote na mesma rua da sede.
Já estamos no ano de 1998 e a nossa entidade, aos pouquinhos e com administrações responsáveis, vai crescendo em reconhecimento e na luta por melhores condições de trabalho para a nossa categoria.
Neste ano os associados da entidade elegem o Senhor Gileno Alves dos Santos para gerir o sindicato nos próximos três (3) anos. Vindo de família humilde e religiosa este companheiro começa a mudar a cara do sindicato tornando-o um grande praticante do diálogo. A nova realidade do país também contribui para esta nova postura, afinal a prática do diálogo, da negociação e da conversação passa a ser quase uma obrigação, na relação entre empregador e sindicato.
O novo presidente passa a lutar pelo seu primeiro objetivo: trazer a parte de escritório para as nossas próprias instalações e assim desocupar o imóvel do nosso coirmão da Construção Civil. Neste sentido inicia a construção de um pequeno escritório e com muita luta com a chegada da rede telefônica ao Setor de Mansões de Sobradinho, transfere a sede administrativa para as nossas instalações próprias.
Em sua administração faz reformas nos apartamentos, no salão de festas e na quadra de esportes.
Percebendo a necessidade de um escritório mais aconchegante para receber os associados, trabalhadores em geral, empresas e demais contatos, o Senhor Presidente inicia a construção de outra sede no lote adquirido na gestão anterior.
Como os recursos sempre foram poucos, o trabalho de construção da nova sede é longo e em ritmo lento conforme as condições financeiras determinam. Com muito esforço e dedicação passa três (3) anos sem tirar férias e assim vai dando prosseguimento à sua obra. É reeleito para mais um mandato.
Já estamos no ano de 2001 e a insistência e determinação fazem com que o Senhor Gileno Alves dos Santos continue firme nos trabalhos para conclusão das obras da nova sede administrativa.
O tempo corre rápido e mais um mandato se vai. Estamos em 2004. Talvez pela sua dedicação ou quem sabe por não haver ninguém interessado no seu cargo o Senhor Presidente é eleito mais uma vez para um novo mandato de mais três (3) anos.
Com muita alegria e o sentimento de dever cumprido é neste ano (2004) que há a mudança da sede administrativa para o novo espaço. O escritório fica mais “profissional” para atender ao público. A sede passa a ter a sala da Presidência, a sala de recepção, uma copa, banheiros e uma sala de reuniões. Toda esta estrutura no andar de cima. Na parte inferior é feita uma área de lazer para uso “exclusivo” dos associados da entidade, com um belo gramado, uma churrasqueira, banheiros e duas áreas cobertas.
Com muito trabalho e pouca gente para ajudá-lo na solução dos inúmeros problemas do dia-a-dia, o Senhor Presidente começa a enxergar que a sede antiga já não é mais viável para a entidade, pois a manutenção é cara e o retorno fica cada vez menor. Com esse pensamento o Senhor Presidente convoca uma assembleia Geral Extraordinária, em obediência ao estatuto da entidade, e coloca em análise a venda das instalações da sede anterior. De forma unânime consegue esta aprovação.
Como se trata de uma estrutura definida e grande, a venda das instalações se torna muito difícil e o Senhor Presidente não consegue concretizar seu plano dentro desse mandato. Chegamos assim ao ano de 2007.
Vem novo processo eleitoral e o desgaste e a falta de apoio faz com que o Senhor Presidente anuncie que não quer mais concorrer ao cargo. Os demais Diretores se mobilizam e em reunião conseguem remover o Senhor Presidente de sua ideia.
A volta atrás na sua decisão vem acompanhada de uma exigência: alterar o tempo de duração do mandato, baseado em duas questões: o processo é muito caro para a entidade e por isso seria interessante fazê-lo em um intervalo maior. A segunda questão se referia à conclusão de projetos que por vezes em três (3) anos não conseguem ser concluídos.
Diante da aceitação da Diretoria a questão, conforme reza o estatuto da entidade, é levada para Assembleia Geral Extraordinária e aprova-se a mudança de três (3) para cinco (5) anos na duração do mandato.
Passa-se o processo eleitoral e já no meio do ano de 2007 finalmente aparece um comprador para a sede antiga. Concluída a venda, através de uma competente imobiliária, o Senhor Presidente, de imediato, adquiri imóveis residenciais na cidade de Sobradinho. Todos devidamente quitados e escriturados. Isso traz uma valorização enorme ao patrimônio da entidade e para que a situação fique ainda mais tranquila para o sindicato estes imóveis são locados através da mesma imobiliária que efetuou a venda da sede antiga.
Desta forma o Senhor Presidente conseguiu valorizar o patrimônio da entidade, melhorar um pouquinho a receita e principalmente acabar com os constantes problemas que as antigas instalações causavam.
Hoje vivemos uma realidade preocupante naquilo que se refere à enorme rotatividade nas empresas que representamos e isso vem causando enormes receios com relação ao futuro da nossa entidade. O Senhor Presidente, por falta de apoio no seu dia-a-dia e ainda por uma questão de saúde, colocou seu cargo à disposição no mês de novembro de 2009. De lá para cá tem tentado preparar alguém para ocupar seu lugar, mas não tem logrado êxito nesse sentido. De qualquer forma enquanto estiver à frente da entidade jamais irá agir de forma irresponsável e cumpre rigorosamente as suas obrigações à frente da entidade.
Chegamos ao ano de 2012 e pela primeira vez na história da nossa entidade surge uma oposição no processo eleitoral. O processo precisa de dois (02) turnos para ser concluído e a situação é reeleita. Passado o processo eleitoral vêm à tona muitas coisas (preocupantes) que estavam por trás da oposição e isso nos entristece, mas os trabalhadores, que legitimamente se candidataram, não tem qualquer culpa nisso.
Durante todo este tempo à frente do Sindcimento / DF o Senhor Presidente conseguiu implantar enormes mudanças na estrutura da entidade, no dia-a-dia, no relacionamento com a categoria, na criação de vários convênios que beneficiam seus associados e dependentes. Em todos os anos cumpriu rigorosamente a realização de reuniões mensais das suas Diretorias em obediência ao estatuto da entidade. Anualmente realizou suas prestações de contas e com aprovação das mesmas em todas as oportunidades.
Nossa entidade, embora ainda nova se comparada com outros sindicatos, é respeitada, cumpridora de seus deveres, vive rigorosamente dentro da realidade e por isso tem o devido reconhecimento de outras entidades sindicais, da Justiça do Trabalho, das empresas que representamos e de todo e qualquer Órgão que mantemos qualquer tipo de relação.
Esse reconhecimento alcançado dever ser visto como uma obrigação a ser mantida por qualquer pessoa que assuma o cargo de Presidente da entidade e ainda por todos aqueles que hoje fazem parte da sua Diretoria.
Que nós, associados à nossa entidade, não permitamos, jamais, que ela se torne cabide político ou lugar de pessoas que querem iludir os trabalhadores com promessas mentirosas e sem qualquer fundamento ou possibilidade de acontecerem. Nossa Diretoria estará sempre trabalhando buscando o melhor para a categoria e sempre com pés no chão e dentro de uma realidade, sem jamais usar a ilusão ou a mentira para alcançar qualquer objetivo.
Confiram abaixo a atual Diretoria do seu representante legal, com mandato até 25 de abril de 2027.
Diretoria eleita nas eleições sindicais realizadas nos dias 16 e 17 de março de 2022.
DIRETORIA EFETIVA
Presidente: Gileno Alves dos Santos – lotado na sede da entidade.
Vice-presidente: João Francisco de Sousa Neto – lotado na Ciplan.
Tesoureiro Geral: Fabrício Fintelman da Silva – lotado na Votorantim.
Primeiro Secretário: Célio Silva – lotado na Votorantim.
Primeiro Tesoureiro: Armando de Jesus – lotado na Votorantim.
Segundo Secretário: Lourival Aparecido da Silva – lotado na Ciplan.
Segundo Tesoureiro: Luciano Carlos de Lima – lotado na Votorantim.
DIRETORIA SUPLENTE
Dualcey Silva Araújo – lotado na Votorantim.
Edson Pires dos Santos – lotado na Ciplan.
Adenir Gomes de Souza – lotado na Votorantim.
Wagner Ferreira Gomes – lotado na Ciplan.
Denilson Rodrigues Souza – lotado na Ciplan.
CONSELHO FISCAL EFETIVO
Ezequiel José da Silva – lotado na Ciplan.
Rogério Sousa Vieira – lotado na Ciplan.
Ubiraci Lira de Andrade – lotado na Votorantim.
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Iorque Alecrim Barreto – lotado na Ciplan.
Edivando Sousa Lemos – lotado na Votorantim.
DELEGADOS REPRESENTANTES EFETIVOS
Gileno Alves dos Santos – lotado na sede da entidade.
Expedito Martins de Souza – lotado na Votorantim.
DELEGADOS REPRESENTANTES SUPLENTES
Diones de Jesus Neves – lotado na Ciplan.
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Fica aqui a nossa mensagem: todo e qualquer sindicato só é forte se o trabalhador o fizer assim. E para isso é importante que você seja associado ao seu sindicato, que participe dos atos por ele realizados, que faça sugestões e acima de tudo que reconheça a necessidade de existência desta instituição.
Se você ainda não é, procure se associar, isso é um direito seu e ao usar desse seu direito você está fazendo o seu sindicato mais forte e isso com certeza terá reflexos em você, nobre e respeitado trabalhador.
Nossas cordiais saudações!
Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Cimento, Cal e Gesso do Distrito Federal – Sindcimento / DF